Importância da manutenção

A competitividade do mercado exige que as empresas busquem de forma contínua a melhora nos processos e a redução de custos.

Em um cenário em que a economia está fraca e investimentos estão sendo cortados, aumenta a importância das manutenções preventiva corretiva e preditiva para alcançar esses objetivos.

Importância e benefícios de ter um lano de manutenção

A principal importância é a segurança, pois equipamentos com manutenção em dia tendem a ter menos acidentes. Isso é excelente para o colaborador, que se sente mais seguro e valorizado.

Além disso, a empresa se beneficia com o aumento de produtividade tanto do colaborador quanto do equipamento, com sua maior durabilidade e com a redução de custo, pois o custo da manutenção é menor que o de aquisição de peças novas. Também são eliminados fretes de terceiros para garantir as entregas e horas extras da Equipa de manutenção.

Melhores práticas de manutenção Para garantir que sua manutenção seja bem feita, é importante ficar atento a alguns detalhes. Antes de tudo, garanta que está adquirindo equipamentos normatizados e solicite do fabricante apoio em treinamento para procedimentos de uso e manutenção padrões (PUP e PMP, respectivamente).

Além disso, tenha um plano de manutenção e faça uma checklist diária de tudo o que deve ser verificado. Ainda, registre todas as ordens de serviço, preferencialmente por meio de softwares, e adote relatórios de não conformidades.